Endometriose x Infertilidade: entenda a relação.

Endometriose x Infertilidade: entenda a relação.

Caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) por fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos do abdome: trompas, ovários, intestinos, bexiga, fígado, diafragma…

A endometriose gera um processo inflamatório que em algumas mulheres pode ocasionar dores incapacitantes e em outras pode não apresentar nenhum desconforto.

Dentre os sintomas, uma das consequências mais preocupantes é a infertilidade.

Porém, apesar da possibilidade de causar infertilidade, nem todas as mulheres com endometriose que são inférteis, isso porque tudo dependerá da quantidade de tecido endometrial que estiver fora do útero e os locais onde estiverem aderidos, ou seja, quanto mais tecido, maior a dificuldade para engravidar, ou no caso de endometriose profunda.

Isso acontece porque o tecido endometrial pode se espalhar para outras partes do aparelho reprodutivo feminino, o que gera mudanças na anatomia desses órgãos, diminuir a qualidade ovariana e obstruir as trompas, conforme o quadro clínico vai se agravando. E é exatamente por causa dessas alterações, que a fertilidade feminina é afetada.

Mas vale ressaltar que há alguns casos em que mulheres acometidas pela patologia apresentam sintomas de infertilidade mesmo nos estágios iniciais da doença.

Por isso, cada caso e paciente deve ser avaliado individualmente, bem como os métodos de tratamento mais adequados.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat