Dra. quais as causas para a infertilidade feminina?

Há várias possíveis causas para a infertilidade feminina, estando relacionadas tanto a fatores internos quanto a fatores externos. Para analisar as causas da infertilidade feminina, a paciente deve se submeter a alguns exames, mas entre as causas mais comuns estão:

Distúrbios hormonais que impedem ou dificultam o crescimento e a liberação do óvulo (ovulação);

Síndrome dos ovários policísticos;

Problemas nas trompas ou tubas uterinas, provocados por infecções ou cirurgias;

Endometriose;

Ligadura das trompas;

Adenomiose;

Sinéquias;

Infecção no colo do útero;

Idade (A produção dos óvulos ocorre juntamente com a formação do feto. Ou seja, as mulheres já nascem com o número de óvulos que serão liberados a cada menstruação, por isso, quanto mais idade a paciente tiver, mais velho será o óvulo, dificultando a ocorrência da gravidez);

Fumar (o fumo pode interferir na gametogênese ou na fertilização, na implantação do óvulo concebido ou na perda subclínica após a implantação);

A investigação da infertilidade é realizada com a ajuda de uma série de exames clínicos, laboratoriais e acompanhamento médico, após diagnosticada a causa, o processo de tratamento é escolhido.

Vale lembrar que esta é uma condição caracterizada pela dificuldade e não pela impossibilidade em gerar filhos.