5 sinais que podem indicar infertilidade nas mulheres.

5 sinais que podem indicar infertilidade nas mulheres.

O medo da infertilidade é real, principalmente quando a mulher se dedicou aos estudos e à carreira antes de pensar na gravidez e a idade começa a ser um fator limitante.

Caracterizada pela dificuldade e não pela impossibilidade em gerar filhos, a infertilidade possui alguns sinais importantes que devem ser levados em consideração quando se está tentando engravidar.

Não engravidar

Quando a mulher com até 35 anos, não consegue engravidar por um período de um ano de tentativas, ou a mulher com mais de 35 anos que tenta engravidar por 6 meses e não consegue, deve procurar um especialista, pois é o principal sinal de que há algo errado. Existe uma infertilidade a ser investigada.

Cólicas intensas

As cólicas são consideradas naturais durante o período da menstruação, porém, quando essas dores se tornam intoleráveis, atrapalhando seu cotidiano, é sinal de que há algum problema, como a Endometriose ou Adenomiose que afetam a fertilidade.

Dores durante o sexo

Sentir dores durante o sexo ou dispareunia (dor genital que pode começar antes, durante ou após a relação sexual), é um sinal de que há alguma patologia subjacente relacionada, novamente as mesma mencionadas anteriormente ou até mesmo, infecções como por exemplo a Clamídia que pode causar aderências e obstrução nas trompas, impedindo a passagem do óvulo.

Maus hábitos

Vícios como o tabagismo e o alcoolismo podem afetar diretamente a fertilidade da mulher, isso porque as toxinas presentes nessas substâncias afetam a qualidade dos óvulos, impossibilitando uma fecundação saudável.

Não ovular

Quando a mulher passa meses sem menstruar, ou quando há um atraso considerável na menstruação, precisamos avaliar e tratar essa alteração.

Vale ressaltar, que esses são apenas alguns sinais que podem indicar que algo está errado, mas para fechar o diagnóstico, é necessário uma investigação realizada com a ajuda de uma série de exames clínicos, laboratoriais e acompanhamento médico, após diagnosticada a causa, o processo de tratamento é escolhido.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat