Endometriose: conheça os tipos da doença

Conhecida como uma das principais causas de infertilidade feminina (atinge de 30% a 50% das mulheres em período fértil), a endometriose pode se manifestar de diversas formas.

Existem dois principais critérios de classificação para endometriose. O primeiro deles é a classificação de acordo com a localização, quantidade e profundidade das lesões, comprometimento dos órgãos, presença e número de endometriomas ovarianos, nos seguintes estágios de desenvolvimento:

Estágio I (mínima): os tecido ectópicos são isolados e ainda não provocaram a formação de aderências significativas;

Estágio II (leve): os tecidos são superficiais, com menos de 5 cm, da mesma forma que não foram formadas aderências significativas;

Estágio III (moderada): já se formaram múltiplos tecidos, além de aderências nas tubas uterinas ou ovários e presença de endometriomas;

Estágio IV (grave): há múltiplos tecidos superficiais e profundos, aderências densas e firmes.

Já a classificação por fatores morfológicos considera três tipos de endometriose:

Superficial peritoneal: quando os tecidos semelhante ao endométrio se restringem ao peritônio e têm até 5 mm de profundidade;

Ovariana: caracterizada pela formação de cistos escuros nos ovários, os chamados endometriomas;

Infiltrativa profunda: na qual existem tecidos profundos (com mais de 5 mm). Essas lesões podem afetar órgãos da cavidade abdominal, como bexiga, ureteres e intestino.

Uma vez que a endometriose possui diferentes estágios de desenvolvimento, o tratamento também é variado.

Sendo assim, é importante frisar que o tipo de tratamento a ser escolhido dependerá da idade da mulher, da gravidade da doença, dos sintomas apresentados e do interesse da mulher em tentar engravidar futuramente.