Como o tratamento hormonal com gestrinona trata a endometriose?

A endometriose é uma doença que acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última.

A gestrinona, famosa pelo nome “CHIP DA BELEZA”, é hoje considerada o melhor tratamento em pacientes que não necessitam de procedimento cirúrgico para limpeza dos focos, ou na tentativa de não precisar ser submetida à cirurgia.

A endometriose é uma condição caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) por fora da cavidade uterina, em forma de cistos, espessamentos, aderências e até mesmo invasão, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestino, peritônio e bexiga.

Geralmente, o diagnóstico acontece quando a paciente tem em torno 20-30 anos. Por não ser comprovado que há cura, as opções de tratamento servem para regredir a doença, combater as dores da endometriose e amenizar os outros sintomas.

Quando há uma endometriose profunda, o tratamento é cirúrgico e após a cirurgia, devemos manter a paciente sem menstruar, devido ao forte risco da doença voltar. Nesse caso a gestrinona também pode ser utilizada, com excelente resultado.

Existem alguns tipos de tratamento, mas hoje eu vim falar sobre o tratamento hormonal com o implante de gestrinona.

Tratamento hormonal para endometriose:

Vale salientar que esse tipo de tratamento não é uma cura, mas diminui o grau da doença, ou seja, o tratamento hormonal com gestrinona busca a melhora dos sintomas e regressão da doença (em alguns casos, chega a extinguir todos os focos) e garantir uma melhor qualidade de vida para a paciente.

Como o gestrinona funciona:

A gestrinona liberada pelo implante é um medicamento que reduz a produção de estrogênio pelo ovário ou até mesmo bloqueia os efeitos provocados por esse hormônio sobre a doença.

Administração do medicamento:

Como já mencionado, esse medicamento, que é o hormônio gestrinona, é administrado através de implantes hormonais, inseridos abaixo da pele (sem dor, apenas com um furinho). Em alguns casos, pode ser usado por via vaginal, porém, com menos eficazes que o implantado. Os seus efeitos podem variar de intensidade, o que pode acarretar em alguns efeitos colaterais.

Possíveis escritos adversos:

Formação de acnes, queda de cabelo, aumento dos pêlos corporais e rouquidão na voz.

Efeitos colaterais estéticos:

Se associado com atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada, ele pode contribuir na ajuda de perda de gordura, no ganho de massa magra e diminuição da “celulite”.

Como funciona o implante de gestrinona:

Por ter esses ganhos estéticos, muitas vezes esses implantes são utilizados com essa finalidade, porém, o correto é que ele seja utilizado apenas como uma opção para tratamentos ginecológicos, não somente para condições como endometriose, mas também adenomiose, miomas, opção para reposição hormonal durante a menopausa, tratamento da perda da libido (quando o desejo sexual diminui ou acaba), tratamento de TPM, osteoporose, sarcopenia (doença em que ocorre a perda de massa muscular), entre outras.