Você sabia que podemos repor o “Hormônio do Amor e da Felicidade”? Vem comigo!

Você sabia que podemos repor o “Hormônio do Amor e da Felicidade”? Vem comigo!

Como já mencionado, a ocitocina é considerada um hormônio "líder do quarteto da felicidade”, por ser capaz de proporcionar felicidade e bem estar.

Por isso hoje, eu trouxe alguns dos benefícios que esse hormônio é capaz de causar, para que você entenda qual a importância dele para a sua vida.

Estimula e aumenta o prazer sexual

A relação sexual também favorece na liberação da ocitocina, tanto nas mulheres quanto nos homens, sendo capaz de intensificar a conexão entre os parceiros sexuais, pois nas mulheres a ocitocina é capaz de estimular contrações uterinas durante o orgasmo, e nos homens, estimula as contrações dos ductos seminais o que contribui na ejaculação.

Intensifica os relacionamentos amorosos

A ocitocina é liberada também por meio de contatos físicos como beijos, carinhos, abraços e também de olhares, com isso, ocorre um aumento desse hormônio no organismo, e consequentemente da sensação de bem-estar e felicidade nas relações.

Melhora as habilidades sociais

Como já mencionado, a ocitocina torna as vivências mais prazerosas, aprimora a capacidade do cérebro de compreender os sentimentos alheios, o que favorece a interação das pessoas umas com as outras. Estudos apontam que a ocitocina é benéfica inclusive para pacientes com autismo e esquizofrenia pois proporciona aos mesmos a facilidade para as interações sociais assim que ela é liberada.

Diminui o desejo de usar drogas

Segundo um estudo do Progress in Brain Research de 1999, a ocitocina é um inibidor da aceitação de drogas viciantes no organismo, bem como é capaz de reduzir os sintomas de abstinência.

Alivia o estresse e a ansiedade

Esse é um hormônio capaz de nivelar as emoções e o humor, o que estimula a redução do estresse. Sendo capaz também de favorecer a diminuição de transtornos como ansiedade, depressão e fobia social, pois a ocitocina tem um efeito calmante que combate os efeitos do hormônio cortisol, causador do estresse.

Ajuda o sono

Quando a ocitocina age no cérebro acalmando condições de estresse e ansiedade, o sono é consequentemente afetado de maneira positiva, pois ela libera uma sensação de calma e tranquilidade, favorecendo um sono reparador, o que é essencial para manter a qualidade de vida.

Ajuda no controle do peso

Estudos apontaram que as ingestões diárias de ocitocina pode ajudar a controlar o metabolismo e a quantidade de alimentos ingeridos durante o dia, o que consequentemente apresenta resultado no controle do peso, esse estudo apontou também que a ocitocina diminui a gordura no fígado e também melhorou a tolerância à glicose.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat