Você sabe o que é Ocitocina?

Você sabe o que é Ocitocina?

Conhecido como o hormônio do amor e da felicidade, a ocitocina é um hormônio neurológico (neuro-hormônio) responsável por regular os instintos sociais no cérebro.

Ele é chamado de hormônio da felicidade porque ele é liberado em momentos de bem estar, geralmente quando rimos com um amigo, ou na troca de carinhos com alguém.

É responsável por liberar prazer, o que te faz ser encorajado a reviver aqueles momentos de beijos, abraços, relação sexual e afetividade porque estimula sua vida em sociedade. O que aumenta as chances de sobrevivência, visto que nós, seres humanos, fomos feitos para viver em comunidade.

A ocitocina é o hormônio que torna as vivências mais prazerosas, aprimora a capacidade do cérebro de compreender os sentimentos alheios, além de ser um anti-inflamatório natural.

Esse hormônio é também considerado "líder do quarteto da felicidade”, visto que a ocitocina é essencial na estimulação da produção dos demais hormônios naturais ligados ao prazer: dopamina, serotonina e endorfina.

Ela começa a ser liberada logo no parto, prossegue durante o período de amamentação e segue sendo liberada e necessária durante o desenvolvimento dos relacionamentos sociais. E quando tal hormônio está em deficiência, pode resultar em transtornos como a depressão, desmotivação, ansiedade e a rejeição.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat