Vaginose bacteriana: entenda o que é essa infecção e seus principais sintomas.

Corrimento com odor forte: pode ser vaginose (gardnerella vaginalis)!

Existente naturalmente na flora da região intestinal da mulher, a gardnerella vaginalis é uma bactéria natural dessa região.

Porém quando essa região da flora se altera, seja por higiene inadequada, utilização de medicamentos, contato íntimo ou realização de ducha intravaginal, a bactéria gardnerella vaginalis se reproduz em maior quantidade, o que gera uma infecção, que chamamos de vaginose.

Essa infecção é caracterizada por dois sintomas principais:

- Corrimento, geralmente de cor branca acinzentada (em abundância ou não);

- Odor vaginal fétido, geralmente intensificado após relação sexual ou durante o período menstrual (sabonete íntimo não dá fim ao odor).

Apesar de ser um incômodo e intensificado após uma relação sexual e mesmo que assintomático nos homens, a vaginose não é considerada uma DST ou o termo mais novo, IST (Infecção Sexualmente Transmissível), porém, ao realizar o tratamento na mulher, ele também deve ser estendido ao homem, com o objetivo de aumentar a qualidade sexual do casal.

Optar por não tratar pode ser perigoso e resultar em condições mais sérias, como: inflamação , do colo uterino, das trompas ,do endométrio e até mesmo, da pelve.

Ao sinal de qualquer indício dessa condição, deve-se procurar um ginecologista imediatamente para fechar o diagnóstico correto e dar início ao tratamento adequado ao caso.