Do diagnóstico ao tratamento: tudo o que você precisa sobre a vaginose.

A vaginose é uma das patologias ginecológicas mais COMUNS, desencadeada pelo desequilíbrio que pode ocorrer na flora vaginal, que faz com que a bactéria gardnerella vaginalis, natural dessa região e do intestino, se prolifere, causando uma infecção na vagina.

Diagnóstico

Essa infecção geralmente não apresenta nenhuma reação inflamatória característica, como coceira, ardência, entre outros, porém, possui sintomas característicos que indicam a sua incidência, sendo eles:

- Corrimento de cor branca acinzentada (em abundância ou não);

- Odor vaginal fétido, geralmente intensificado após relação sexual ou durante o período menstrual.

Por isso é necessário consulta com ginecologista caso apareça algum dos sintomas, pois mesmo que seja de "fácil" identificação, só um ginecologista pode fechar seu diagnóstico corretamente e dar início ao tratamento adequado. Se necessário, ele pode solicitar uma análise da secreção vaginal.

Tratamento

O tratamento para essa condição é feito por meio de antibióticos, seja por via oral, ou em creme ou gel de aplicação vaginal.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣

Prevenção

Apesar de não ser considerada uma IST (infecção sexualmente transmissível), ela pode ocorrer por meio de relações sexuais sem higienização adequada ou qualquer condição que modifique o pH vaginal e consequentemente, a flora local.

Os demais meios de prevenção, são:

- Não faça duchas vaginais;

- Lavar somente a região externa com sabonete líquido de preferência neutro. (Indico os glicerinados para bebê)

- Não usar perfumes ou desodorantes na vagina;

- Não use papel higiênico nem lenços umedecidos com perfume;

- Evitar papel higiênico e sempre tentar fazer um asseio genital (banho de assento) após usar o sanitário;

- Evite o uso de roupas molhadas por muito tempo;

- Antes e após uma relação sexual, realize sempre uma boa higienização íntima (mesmo usando camisinha);

- Evite calças muito justas;

- Opte por dormir sem calcinha, para permitir que a vagina fique arejada por um tempo.

Essa infecção, apesar de parecer inofensiva, pode ser prejudicial e provocar bastante incômodo à mulher e também a deixá-la envergonhada devido o mau-cheiro, por isso, procure seu ginecologista de confiança.