Saiba quando indico o Implanon.

Saiba quando indico o Implanon.

O Implanon trata-se de um bastão de um material parecido com o silicone, flexível, que tem cerca de 2 mm de diâmetro por 4 cm de comprimento, contendo, em baixa dose, um hormônio progestágeno em seu interior (ele é semelhante a um palito de fósforo em tamanho).

Somente um Ginecologista de sua confiança poderá indicá-lo e lhe apresentar os prós e contras deste método.

É um dispositivo anticoncepcional que dura por 03 anos, sendo fácil de inserir e de remover. Ele libera porções de hormônio em quantidade inferior àquela presente na pílula.

Esse método pode ser indicado para:

- Mulheres que não querem engravidar por pelo menos 3 anos;

- Deseja o método contraceptivo mais eficaz do mercado;

- Quem quer a praticidade de não precisar lembrar de tomar pílula todo dia e no mesmo horário sempre;

- Pacientes que têm restrição ao estrogênio (hormônio presente em algumas pílulas anticoncepcionais);

- Para mães que estão no pós parto e amamentando.

Mesmo com a promessa de suspender a menstruação, ovulação e, consequentemente, a TPM, vemos que nem sempre isso ocorre. A grande maioria das pacientes que o utilizam, se beneficiam desses efeitos, porém, um pequeno grupo pode continuar ovulando e sangrando (lembrando que a TPM é causada pela Ovulação).

Sendo assim, não indico o Implanon para pacientes que têm a necessidade de suspender a menstruação para o tratamento de doenças, como exemplo, Endometriose e Adenomiose.

Não indico em pacientes que sofrem com cólicas ou fluxo menstrual aumentado (pois pode acontecer, como já mencionado, de não cessar).

Pacientes com TPM, oriento quanto à possibilidade de não haver sucesso com o método para alívio dos sintomas e os mesmos persistirem.

Com relação ao talvez aparecimento de retenção hídrica que causa inchaço e acne, temos fórmulas que amenizam esses efeitos colaterais.

Portanto, dito todas essas pequenas questões em consulta, a paciente tem livre direito de escolha. E sendo de sua vontade (após realização de exames), partimos para a inserção: rápida e indolor.

Uma coisa é certa, serão 3 anos sem preocupação com gravidez!

Sem pílulas, injeções, adesivos, anéis vaginais, ou sem a necessidade de laqueadura/vasectomia.

Lembrem-se:

O Implanon, assim como todo método contraceptivo hormonal, podem causar alguns efeitos adversos (principalmente os já relatados). Por isso, antes de escolher qual método, é essencial conversar e confiar em seu Ginecologista.

Nenhum dos métodos para evitar gravidez, são somente flores!

Não acreditem no chip anticoncepcional perfeito!!!

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat