Qual o tempo certo para o bebê nascer?
Uma das maiores dúvidas, se não a maior, depois que se descobre uma gravidez, é sobre qual o tempo certo de gestação, e quando é a hora certa para o bebê nascer, será que tem hora certa? Por isso, hoje eu decidi fazer um compilado de informações sobre a hora do parto para ajudá-las nessa fase tão conturbada.
- Com quantas semanas o bebê nasce?
Segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a indicação para a DPP (data provável do parto), é de que seja calculada desde o primeiro dia da última menstruação, até um total de 40 semanas.
Mas esse período pode variar entre a 37° semana (considerado uma gestação pré-termo/prematuro) e a 41° semana (considerado uma gestação pós-termo).
- Quando o bebê “dá a volta”?
Por volta da 37° semana, a maioria dos bebês (cerca de 98% dos casos), já “deram a volta”, ou seja, já viram-se de cabeça para baixo, sentido à pélvis da mãe, que é a posição correta para o parto, visto que as fontanelas do bebê (parte do crânio) permanecem abertas, o que serve como facilitador da passagem da cabeça do bebê pelo canal do parto.
Essa é considerada a melhor posição para o parto, já que a cabeça é a maior área do corpo, assim, após a saída da cabeça, o corpo do bebê se desliga facilmente para fora.
- Mas como saber a hora certa?
Existem alguns sinais que indicam quando a hora do nascimento está próximo. É durante as últimas consultas que o médico responsável irá te informar os sinais e sintomas que te dirão que é hora de ir para a maternidade ou hospital, sendo alguns deles:
- “A bolsa estourou”: aquele famoso momento de desespero quando começa a escorrer líquido amniótico pelas pernas, que é quando as membranas que envolvem o feto no útero se rompem;
- Contrações duradouras e frequentes : nesse momento pode ou não haver dor, mas pode se sentir a barriga mais dura, e com o passar das horas, elas vão se tornando mais intensas, com período regular e próximo um do outro. Ao começar a senti-las, comece a calcular, quando tiverem um intervalo de 10 em 10 minutos ou menos, deve-se dirigir à maternidade/hospital.
- Em caso de pré-termo (antes de 37 semanas) :
Sangramento, dor em baixo ventre, rompimento da bolsa, sensação de que o bebê parou de mexer, podem ser um sinal de nascimento prematuro, portanto, deve-se dirigir à maternidade/hospital imediatamente.
- Em caso de pós-termo:
Quando a gestação ultrapassar as 40 semanas e um dia, o acompanhamento e monitoramento médico devem ser redobrados, para manter o bem estar tanto da mãe quanto do bebê, pois, nessa situação, a placenta já está madura e pode começar a entrar em insuficiência, o que pode vir a prejudicar o fornecimento de nutrientes e a troca de oxigênio ao bebê.
Além do que já foi mencionado, o mais importante a ser dito sobre a hora certa para o nascimento é: o bebê escolhe quando quer vir ao mundo, é algo natural, portanto as mamães podem ficar despreocupadas e esperar pelo momento ideal, pois seu bebê e seu corpo saberão.
Outra que pode ser a hora ideal e ATENÇÃO, muito importante, é se em algum momento, o obstetra que está acompanhando a gravidez, notar sinais de que o bebê está entrando em sofrimento, por qualquer uma das diversas causas. Significa que o ambiente externo se tornou melhor do que o intra-uterino. São várias as situações que causam esse tipo de alteração. Nesse caso, um obstetra experiente nas possíveis complicações da gestação e atento em não perder o “time” (tempo certo) será imprescindível para o sucesso do nascimento e saúde dessas duas vidas que estão sob seus cuidados
A principal dica é: escolha muito bem o obstetra que irá lhe acompanhar, e faça consultas com alguns escolhidos no início para saber se há uma boa relação entre vocês.
Agende uma consulta conosco clicando aqui!