Qual o tempo certo para o bebê nascer?

Qual o tempo certo para o bebê nascer?

Uma das maiores dúvidas, se não a maior, depois que se descobre uma gravidez, é sobre qual o tempo certo de gestação, e quando é a hora certa para o bebê nascer, será que tem hora certa? Por isso, hoje eu decidi fazer um compilado de informações sobre a hora do parto para ajudá-las nessa fase tão conturbada.

- Com quantas semanas o bebê nasce?

Segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a indicação para a DPP (data provável do parto), é de que seja calculada desde o primeiro dia da última menstruação, até um total de 40 semanas.

Mas esse período pode variar entre a 37° semana (considerado uma gestação pré-termo/prematuro) e a 41° semana (considerado uma gestação pós-termo).

- Quando o bebê “dá a volta”?

Por volta da 37° semana, a maioria dos bebês (cerca de 98% dos casos), já “deram a volta”, ou seja, já viram-se de cabeça para baixo, sentido à pélvis da mãe, que é a posição correta para o parto, visto que as fontanelas do bebê (parte do crânio) permanecem abertas, o que serve como facilitador da passagem da cabeça do bebê pelo canal do parto.

Essa é considerada a melhor posição para o parto, já que a cabeça é a maior área do corpo, assim, após a saída da cabeça, o corpo do bebê se desliga facilmente para fora.

- Mas como saber a hora certa?

Existem alguns sinais que indicam quando a hora do nascimento está próximo. É durante as últimas consultas que o médico responsável irá te informar os sinais e sintomas que te dirão que é hora de ir para a maternidade ou hospital, sendo alguns deles:

- “A bolsa estourou”: aquele famoso momento de desespero quando começa a escorrer líquido amniótico pelas pernas, que é quando as membranas que envolvem o feto no útero se rompem;

- Contrações duradouras e frequentes : nesse momento pode ou não haver dor, mas pode se sentir a barriga mais dura, e com o passar das horas, elas vão se tornando mais intensas, com período regular e próximo um do outro. Ao começar a senti-las, comece a calcular, quando tiverem um intervalo de 10 em 10 minutos ou menos, deve-se dirigir à maternidade/hospital.

- Em caso de pré-termo (antes de 37 semanas) :

Sangramento, dor em baixo ventre, rompimento da bolsa, sensação de que o bebê parou de mexer, podem ser um sinal de nascimento prematuro, portanto, deve-se dirigir à maternidade/hospital imediatamente.

- Em caso de pós-termo:

Quando a gestação ultrapassar as 40 semanas e um dia, o acompanhamento e monitoramento médico devem ser redobrados, para manter o bem estar tanto da mãe quanto do bebê, pois, nessa situação, a placenta já está madura e pode começar a entrar em insuficiência, o que pode vir a prejudicar o fornecimento de nutrientes e a troca de oxigênio ao bebê.

Além do que já foi mencionado, o mais importante a ser dito sobre a hora certa para o nascimento é: o bebê escolhe quando quer vir ao mundo, é algo natural, portanto as mamães podem ficar despreocupadas e esperar pelo momento ideal, pois seu bebê e seu corpo saberão.

Outra que pode ser a hora ideal e ATENÇÃO, muito importante, é se em algum momento, o obstetra que está acompanhando a gravidez, notar sinais de que o bebê está entrando em sofrimento, por qualquer uma das diversas causas. Significa que o ambiente externo se tornou melhor do que o intra-uterino. São várias as situações que causam esse tipo de alteração. Nesse caso, um obstetra experiente nas possíveis complicações da gestação e atento em não perder o “time” (tempo certo) será imprescindível para o sucesso do nascimento e saúde dessas duas vidas que estão sob seus cuidados

A principal dica é: escolha muito bem o obstetra que irá lhe acompanhar, e faça consultas com alguns escolhidos no início para saber se há uma boa relação entre vocês.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat