Porque muitas mulheres estão deixando de tomar pílulas anticoncepcionais? Leia o post e entenda!

Porque muitas mulheres estão deixando de tomar pílulas anticoncepcionais? Leia o post e entenda!

Os hormônios sexuais femininos, principalmente os estrógenos, atuam em diversos órgãos inclusive no sistema imunológico. E os efeitos colaterais podem influenciar no surgimento de doenças autoimunes.

Já é de conhecimento público que o uso de anticoncepcionais hormonais favorece os riscos de doenças como as inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa e Crohn), lúpus e trombose. E devido a esses inúmeros riscos e efeitos colaterais, nos últimos anos, muitas mulheres passaram a parar de tomar pílula anticoncepcional.

Nas mulheres que já são portadoras do lúpus, usar o anticoncepcional precisa ser muito analisado, devido ao risco de trombose. Da mesma forma nas que possuem síndrome do anticorpo antifosfolípide (quando o sistema imunológico atinge de forma errada as proteínas normais do sangue). Já nas mulheres portadoras de doenças inflamatórias intestinais, há o risco do medicamento não ser absorvido se a doença estiver ativa, além de possibilitar o desencadeamento da trombose.

Escolher qual método contraceptivo ou qual pílula anticoncepcional utilizar requer a indicação de um especialista, que irá avaliar de forma individual de cada paciente, considerando os riscos e benefícios. E é nessa hora, que grande parte das mulheres acabam por optar por outro método contraceptivo.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat