Entenda como os anticoncepcionais orais podem afetar a sua saúde.

Entenda como os anticoncepcionais orais podem afetar a sua saúde.

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo que além de evitar a gravidez, também é benéfico em outras questões, como reduzir o excesso de hormônio masculino diminuindo acne, pelos, reduzir a cólica menstrual e a menstruação.

Porém, apesar de ser muito eficiente e utilizada há muitos anos, há diversas contraindicações e alguns efeitos colaterais que estão relacionados ao uso dessa pílula, tais como:

Hipertensão arterial

As pílulas que contêm estrogênio, têm maior risco de desencadear a hipertensão arterial, ainda mais em fumantes e obesas.

Ganho de peso

A pílula pode provocar alterações hormonais que aumentam a vontade de comer. Algumas pílulas podem gerar grande retenção de líquidos em consequência do acúmulo de sódio e potássio, aumentando o peso corporal.

Diminuição da libido

Pode diminuir ou acabar com a libido. E também causar cansaço persistente. Isso acontece por causa das mudanças hormonais, diminuído a testosterona. Prejudica também o ganho de massa muscular em mulheres que malham.

Mudanças de humor

Pode alterar o humor pois quando há um certo nível de estrogênio e progesterona no sangue, a produção de serotonina (aquele hormônio responsável por melhorar o nosso bem estar) é reduzida e dessa forma pode desencadear uma depressão.

Trombose

Se a mulher apresenta histórico familiar ou sintomas como enxaqueca é mais provável que a trombose venha surgir com o uso da pílula anticoncepcional. Mas pode acontecer mesmo sem histórico. Então nunca sabemos em quem vai acontecer.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat