Mioma Uterino: Conheça a doença que acomete cerca de 80% das mulheres

Mioma Uterino: Conheça a doença que acomete cerca de 80% das mulheres

Mioma uterino é o nome dado para o crescimento de nódulos benignos dentro do útero, também conhecidos como fibromas.

O mioma é uma das anomalias mais frequentes, portanto pode afetar todas as mulheres. A sua ocorrência varia de acordo com a idade. Estima-se que sua incidência aumenta com a idade, podendo ser de 20% a 40% em mulheres em idade reprodutiva, e de 70% a 80% acima dos 50 anos.

Tais nódulos podem ser encontrados de três maneiras: dentro da cavidade uterina (miomas submucosos), dentro da parede uterina (miomas intramurais) ou na superfície do útero (miomas subserosos).

Sua origem é desconhecida, porém alguns estudos apontam que seu aparecimento tenha relação aos fatores hereditários (histórico da doença em familiares de 1º grau), os fatores hormonais e os fatores de risco, como: idade (maior risco antes dos 50 anos); início da menstruação muito precoce; mulheres que nunca engravidaram ou nunca tiveram filhos biológicos; obesidade; maior incidência em mulheres de raça negra; hipertensão arterial; consumo de álcool e cafeína.

Apesar de em sua maioria serem assintomáticos, seus sintomas envolvem sangramento uterino anormal, dor, pressão em órgãos ao redor do útero como bexiga e intestino, e anemia. Dificuldade para engravidar, bem como abortos espontâneos também podem ocorrer.

Após os 30 anos, o mioma deve estar em pauta nas consultas ginecológicas de rotina, para que exames sejam solicitados a fim de verificar a presença de miomas, principalmente em casos de mulheres com histórico familiar, como incidência em mãe e irmã.

Agende uma consulta conosco clicando aqui!

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat