Conheça a Diferença Entre Mioma e Endometriose.

Conheça a Diferença Entre Mioma e Endometriose.

Inicialmente, vamos estabelecer que, mioma e endometriose são doenças que acometem o útero, porém são doenças distintas.

Enquanto a endometriose é caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial (tecido que reveste a cavidade interna do útero) em outras regiões do organismo feminino, como ovários, trompas e peritônio acometendo cerca de 10% das mulheres em período reprodutivo.

Já o mioma uterino, se trata do crescimento de tumores benignos dentro do útero, que não se desenvolvem em câncer, porém há necessidade do diagnóstico preciso, sendo bem mais comum, atingindo cerca de 60% das mulheres.

Resumindo, as duas doenças têm incidência em mulheres durante o período reprodutivo. Apesar do mioma ser em sua maioria assintomático, quando há presença de sintomas, podem ser semelhantes com a endometriose, como a cólica menstrual, inchaço abdominal e sensação de peso na pelve.

Vale ressaltar que há possibilidade de incidência de ambas as doenças na mesma mulher, por isso é necessário realizar uma investigação de endometriose em mulheres com cólicas juntamente com diagnóstico de mioma.

Porém, as chances continuam as mesmas, não há maior chance de mulheres com mioma apresentarem endometriose e vice e versa.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat