Diu de prata ou cobre: conheça os dius não hormonais.

Diu de prata ou cobre: conheça os dius não hormonais.

Caracterizado pelo formato semelhante a letra T ou Y, o DIU se trata de um dispositivo que é inserido no útero (intrauterino), como um método contraceptivo.

O primeiro a ser desenvolvido sem hormônios em sua composição, o DIU de cobre promove uma reação inflamatória no útero, o que altera o muco e torna o ambiente inadequado para a fecundação. Ele libera a substância do cobre, que faz com que a movimentação dos espermatozoides seja reduzida durante a relação sexual, impedindo que eles subam até a trompa.

Tendo validade máxima de 10 anos, mas pode ser retirado antes, sem tempo mínimo de utilização, conforme o desejo da paciente. Por não ser hormonal, não há suspensão da menstruação, e pode até mesmo aumentar o fluxo menstrual, e assim aumentando também as cólicas, principalmente durante o período de adaptação (primeiros seis meses após a inserção).

Já o DIU de prata, tem em composição o cobre também, porém, a prata reveste o parte onde tem cobre, neutralizado seu efeitos adversos, então ele foi projetado com o intuito de amenizar o aumento de fluxo menstrual e cólicas, diferentemente do DIU de cobre. Porém, vale ressaltar que ele não é indicado para quem tem histórico de coloco ou sangramento aumentado na menstruação e também possui cobre em sua composição, o que juntamente com a prata, protege contra gravidez indesejada. Sua validade máxima é de 5 anos e também pode ser retirado quando a mulher desejar.

E quais são os benefícios desse método?

▪ Eficácia de 99,3%;

▪ Não engorda;

▪ Não interfere na libido;

▪ Não é abortivo;

▪ Não altera a fertilidade futura.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat