Consulta pré-concepcional: entenda sua importância.

Consulta pré-concepcional: entenda sua importância.

Quando se decide engravidar, é imprescindível que a mulher marque uma consulta ginecológica para a realização da chamada consulta pré-concepcional, pois é necessário uma avaliação completa da mulher, de suas condições físicas, a fim de estabelecer melhores condições clínicas, tratar possíveis doenças antes de engravidar, bem como orientações quanto a hábitos saudáveis que possam ajudar no processo.

Ah, importante iniciar o suplemento vitamínico 3 meses antes de começar as tentativas.

Vale ressaltar, que antes dessa consulta pré-concepcional bem como seus exames para avaliação, a recomendação é de que a mulher não interrompa o método contraceptivo que esteja usando, seja qual for. 

Além da avaliação do histórico da paciente (ginecológicos e obstétricos), é necessário levantamento desses históricos também de antecedentes e seus hábitos de vida, e claro também poderão ser solicitados exames laboratoriais e ginecológicos para avaliar a possibilidade da gravidez, como:

- Hemograma completo; 

- Tipagem sanguínea (sistema ABO e fator RH); 

- Glicemia em jejum;

- Urina tipo I e urocultura;

- Exame de fezes (protoparasitológico de fezes);

- Exames sorológicos (HIV, Citomegalovírus, Hepatite B e C, Sífilis, Toxoplasmoses, Rubéola; HTLV I e II);

- Exames endócrinos.

- Ultrassonografias

- E outros, conforme necessidade.

O ginecologista/obstetra responsável irá orientar quanto ao período fértil e como determiná-lo. Com o resultado desses exames em mãos, o médico poderá identificar possíveis distúrbios e problemas que podem vir a prejudicar o período da gravidez, tanto a mãe quanto o bebê.

Em resumo, o planejamento da gravidez antes dela acontecer também é fundamental, assim como as consultas e rotinas pré-natais, para que seja um processo “de sucesso”, tanto durante a concepção, quanto na gestação e no nascimento.

Uma gravidez não planejada pode vir a resultar em graves consequências, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Por isso, ao cogitar engravidar, busque uma consulta profissional especializada, para dar início ao período pré-concepcional. 

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat