Tudo o que você precisa saber sobre pré-eclâmpsia.

Tudo o que você precisa saber sobre pré-eclâmpsia.

A pré-eclâmpsia é uma doença característica da gestação, que pode apresentar hipertensão arterial, proteinúria e edema, podendo resultar em parto prematuro entre outras complicações para a mãe e o bebê.

No geral, a pré-eclâmpsia surge depois da 20ª semana de gestação. Quando a situação é grave, podem ocorrer diversas modificações no organismo. Radicais livres causam destruição de células teciduais, dentre elas, principalmente, as sanguíneas, hepáticas e renais, podendo infelizmente provocar uma falência múltipla dos órgãos.

A pré-eclâmpsia em algumas mulheres não causa sintomas, mas em outras pode causar: aumento da pressão arterial e retenção de líquidos em algumas partes do corpo, como: mãos, pés ou pescoço. A PE como chamamos, pode se tornar ainda mais grave, evoluindo para eclâmpsia.

Nessas situações mais graves, os sintomas incluem: convulsão, visão distorcida, dificuldade em respirar, dores de cabeça intensas, dor sobre o fígado, náusea, hipertensão arterial muito elevada, redução da urina, e até mesmo acidente vascular cerebral.

Os fatores de risco da pré-eclâmpsia são desconhecidos, no entanto acontece frequentemente nas mulheres que:

- são obesas;

- têm hipertensão arterial;

- têm diabetes;

- têm distúrbio de coagulação;

- têm familiares que tiveram pré-eclâmpsia;

- tiveram pré-eclâmpsia em uma gestação anterior;

- estão grávidas de dois ou mais fetos;

- estão grávidas pela primeira vez.

Ou seja, fatores de risco podem predispor a PE, porém pode acontecer com qualquer gestante sem que tenhamos uma explicação para tal.

Ao realizar a ultrassom é possível avaliar o fluxo uterino-placentário, que quando alterado, aumenta o risco… mas é preciso que o médico solicite o exame "Dopplerfluxometria" junto ao ultrassom morfológico do 1• e 2• trimestre.

Se o risco for alto, a gestante tem a possibilidade de tomar medicação, na tentativa de evitar a Pré-eclâmpsia, (tendo inclusive resultados bastante favoráveis), entretanto deve ser usada logo após a primeira morfológica, entre 11 a 13 semanas e 6dias, assim será possível minimizar a chance de desenvolvê-la.

Porém, se o tratamento profilático for iniciado somente depois que os sintomas surgirem ou após a 20ª semana, a chance de evitar a doença diminui.

Existem alguns fatores que podem contribuir para a prevenção da pré-eclâmpsia, como: controlar a pressão arterial naquelas que são hipertensas, redução de peso corporal (se for preciso), controlar diabetes, manter a vitamina D sempre em um nível adequado (diferente do mostrado nas referências laboratoriais), alimentação saudável, e atividade física se a gravidez permitir.

Se feito o diagnóstico do aumento do risco para PÉ, o Obstetra, iniciará a conduta com medicações, orientações como as dadas anteriormente, e solicitação de alguns exames, além dos exames de rotina feitos durante o pré-natal.

Se instalada a Pré-eclâmpsia, o acompanhamento no geral ocorre no hospital/maternidade, muitas vezes necessitando internação na tentativa de manter a saúde e vitalidade da mãe e feto, e para que o parto seja feito tão logo o feto se torne maduro, caso a doença não esteja controlada.

Se você estiver precisando de ajuda, não hesite em procurar um profissional da área! Se cuide!

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat