Tudo o que precisa saber sobre a TPM!

O período que antecede a menstruação é definitivamente um período onde ocorre muitos desconfortos para as mulheres, são sintomas desconfortáveis, como dores de cabeça, cólicas (que em algumas mulheres parecem insuportáveis), seios sensíveis, e o principal e mais notável, alterações no humor.

Isso irá variar muito de mulher para mulher, mas uma coisa é certa: a TPM existe! E por isso, hoje eu vim trazer um conteúdo completo das principais dúvidas que cercam esse tema tão incômodo. Acompanhe comigo!

Como sei se tenho TPM?

Primeiramente, TPM não é uma condição que possa ser diagnosticada por meio de exames. Para diagnosticá-lo, é necessário uma avaliação clínica das queixas da mulher, sua intensidade , período em que acontece, e quais sintomas são de grande importância para fechar o diagnóstico.

O que é transtorno disfórico pré-menstrual?

Esse é considerado o estado mais grave da TPM, onde os sintomas psíquicos são ainda mais intensos, que afeta um grupo considerável de mulheres, e esses sintomas incluem alterações de humor tão intensas que podem vir a prejudicar a vida social, profissional e familiar da mulher. Porém, há um tratamento específico para esse tipo de tpm.

Como saber se tenho o transtorno disfórico pré-menstrual?

O transtorno disfórico pré-menstrual, assim como a TPM convencional, finda assim que a menstruação se inicia. Como já mencionado, ele tende a ter os sintomas mais acentuados e em associação, como: alterações comportamentais ou de humor, entre eles a ansiedade extrema e sintomas depressivos intensificados, libido afetada, tensão, excesso de irritabilidade (algumas pacientes relatam desejo de matar), irá, distúrbios do apetite (compulsão ou anorexia), do sono, entre outros. Para diagnosticar, é necessário que haja uma avaliação completa por um profissional habilitado (GINECOLOGISTA ou PSIQUIATRA) que irá realizá-lo através de anamnese e exame físico completo e detalhado.

Como tratar transtorno disfórico pré-menstrual?

Isso irá depender do plano de tratamento que o médico responsável indicar, podendo envolver medicamentos como antidepressivos, ou outros tipos de tratamentos. Tudo dependerá da condição do TDPM, analisado individualmente, e claro avaliado se a condição tem a ver ou não com o ciclo menstrual. Muitas vezes o tratamento mais eficaz, é o bloqueio da ovulação!

Devo usar vitaminas para amenizar os sintomas da TPM?

Há estudos quanto à suplementação vitamínica das vitaminas B6, E, D, e magnésio, porém ainda não possui uma finalização científica quanto a isso (entra aqui, a ajuda de um profissional da Nutrição, especializado em Saúde da Mulher! Há também indicações de que o ácido gama linoleico auxilia, sendo este um ácido graxo essencial (pode ser encontrado em óleo de prímula).