Será que é tarde demais para ser mãe? Leia o post e saiba mais!

Será que é tarde demais para ser mãe? Leia o post e saiba mais!

Quem nunca ouviu falar que quanto mais tempo você espera menos chances você tem de engravidar, que atire a primeira pedra.

Isso se dá porque conforme os anos se passam, a reserva ovariana da mulher diminui cada vez mais.

A reserva ovariana representa a quantidade de folículos (onde ficam os óvulos) presentes nos ovários. Esses folículos, durante o ciclo menstrual, vão crescendo e dentro de um deles, o óvulo amadurece. A mulher nasce com um número pré-determinado de folículos.

Sem a presença de folículos nos ovários, as chances de uma gestação caem de forma significativa. Avaliá-la é importante para quem deseja ser mãe porque são esses óvulos que podem gerar um embrião após serem fecundados.

Um exame eficiente para a avaliação da reserva ovariana é a contagem de folículos antrais (CFA). Trata-se da soma de todos os folículos entre 2-10 mm nos dois ovários, em um exame de ultrassonografia transvaginal, para se ter uma ideia do estoque da mulher.

Outro exame utilizado e bastante específico é a dosagem do hormônio anti-mulleriano (AMH). Ele é produzido pelas células granulosas de folículos pré-antrais e antrais. É considerada uma reserva ovariana normal um valor de AMH acima de 1,5 ng/ml.

Vale ressaltar que esses exames não são um teste de fertilidade. Trata-se de testes de reserva, não são marcadores de que você vai engravidar e muito menos refletem o tempo em que se pode adiar para engravidar.

Mesmo que você tenha uma baixa reserva ovariana, o seu potencial reprodutivo pode se revelar se você tiver um ciclo menstrual regular e não possuir outros fatores de infertilidade, como alteração nas trompas e na cavidade do útero.

Agende uma consulta conosco clicando aqui!

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat