Reposição Hormonal: Toda Mulher na Menopausa Deve Realizar a Terapia?

Quando falamos em menopausa sempre vem a pergunta: “preciso fazer a reposição hormonal?”.

A reposição hormonal pode já ser indicada na perimenopausa, ou seja, na fase que antecede a menopausa, quando ainda ocorrem as últimas menstruações, ou nos primeiros anos do climatério, é um tipo de tratamento que permite aliviar os sintomas típicos da menopausa. Mas se você já é menopausada há algum tempo e nunca fez reposição, saiba que você ainda pode se beneficiar e muito, desse tratamento.

Alguns sintomas indicam a menopausa são: parada das menstruações, queda da libido, fadiga, suores noturnos, fogachos (sensação de calor repentina), irritabilidade e aumento de peso.

Identificado esses sintomas, deverá ser avaliado a necessidade da reposição, podendo ser necessário realizar alguns exames para avaliar cada mulher individualmente.

Se for o caso de precisar da reposição hormonal, é feito uma terapia através de implantes que ajudam a repor os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona, que são diminuídos na menopausa, já que os ovários deixam de os produzir quando a mulher entra no climatério e na menopausa.

Mas saiba que a reposição hormonal, muitas vezes, não é suficiente quando realizada somente com uso de medicações, exigindo uma completa mudança nos hábitos alimentares, físicos e sociais, para que se tenha uma longevidade saudável.

Vale ressaltar que a menopausa não é uma doença. O tratamento é feito com a finalidade de aliviar os sintomas e não de cessar o processo da menopausa, além de ajudar também na prevenção das doenças cardiovasculares e da osteoporose.

A terapia com reposição hormonal, visa qualidade de vida, prolongando os anos de vida e com saúde.