Fui diagnosticada com Diabetes Gestacional, e agora?

Fui diagnosticada com Diabetes Gestacional, e agora?

A gestação é a fase em que ocorre uma série de transformações na vida de uma mulher. 

Entender quais cuidados especiais são necessários nesta fase fazem com que a gestação se desenvolva de forma adequada e mais tranquila. Mas e quando a mamãe é diagnosticada com diabetes gestacional? 

Para a vida de uma futura mamãe com diabetes gestacional, as precauções e as necessidades são mais específicas. Por isso, hoje eu trouxe algumas informações que toda gestante com diabetes deve saber para controlar a DMG e se tratar para que não progrida para uma condição fixa ou faça mal à saúde do feto.

O diabetes gestacional é uma condição em que os hormônios produzidos pela placenta, implicam diretamente na redução da ação da insulina no organismo da mulher. 

E por isso, o trabalho do pâncreas precisa ser redobrado para que a produção da insulina seja o suficiente para suprir essa deficiência. Mas nem todos os casos o pâncreas tem essa reação, assim, não produz insulina o suficiente para a mãe e o bebê.

E é aí que a diabetes gestacional se apresenta, trazendo riscos para a mãe (os mesmos que uma diabetes comum), mas também para o bebê, como a não absorção de alguns nutrientes, hiperglicemia, maiores chances de parto prematuro e icterícia.

É claro que essa é uma situação que nenhuma mãe gostaria de passar. Porém, há maneiras de controlar esse quadro e mantê-los estável para que o quadro se resolva normalmente após o parto, como é o comum. Tais maneiras são:

- É muito importante planejar a gravidez. A glicose e a hemoglobina glicada devem estar bem controladas antes mesmo de engravidar.

- O excesso de glicose no sangue da gestante ultrapassa a placenta e chega ao sangue fetal. O feto reage produzindo mais insulina e isso pode trazer riscos ao recém-nascido (resultando em hipoglicemia). A boa notícia é que o controle glicêmico adequado ao longo da gravidez evita estas complicações.

- O tratamento medicamentoso, se necessário, é feito com hipoglicemiantes orais e/ou insulina.

- A automonitorização glicêmica é fundamental na época da gestação. Junto ao pré-natal, é importantíssimo que a futura mamãe o realize constantemente, com orientação médica.

 - É importantíssimo cuidar da alimentação, praticar exercícios e realizar os exames recomendados ao longo da gestação, de acordo com a indicação médica.

- A escolha do tipo de parto, se normal ou a cesárea, vai depender bastante do estado de saúde da mãe/bebê e do controle do diabetes.

 - A necessidade de insulina diminui após o nascimento, podendo provocar hipoglicemia na mãe se for mantido o uso de insulina principalmente se for na mesma dose que fazia uso durante a gravidez.

Agende uma consulta conosco clicando aqui! 

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat