Dra Camylla, quais as principais causas da infertilidade feminina?

Há várias possíveis causas para a infertilidade feminina, estando relacionadas tanto a fatores internos quanto a fatores externos.

Para analisar as causas da infertilidade feminina, a paciente deve se submeter a alguns exames, mas entre as causas mais comuns estão:

• Distúrbios hormonais que impedem ou dificultam o crescimento e a liberação do óvulo (ovulação);
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Problemas nas trompas ou tubas uterinas, provocados por infecções ou cirurgias;
  • Endometriose;
  • Ligadura das trompas;
  • Adenomiose;
  • Sinéquias;
  • Infecção no colo do útero;

Idade (A produção dos óvulos ocorre juntamente com a formação do feto. Ou seja, as mulheres já nascem com o número de óvulos que serão liberados a cada menstruação, por isso, quanto mais idade a paciente tiver, mais velho será o óvulo, dificultando a ocorrência da gravidez);

Fumar (o fumo pode interferir na gametogênese ou na fertilização, na implantação do óvulo concebido ou na perda subclínica após a implantação);

A investigação da infertilidade é realizada com a ajuda de uma série de exames clínicos, laboratoriais e acompanhamento médico, após diagnosticada a causa, o processo de tratamento é escolhido.

Vale lembrar que esta é uma condição caracterizada pela dificuldade e não pela impossibilidade em gerar filhos.

Quer saber mais detalhes sobre infertilidade feminina, agende uma consulta clicando aqui.